ATENÇÃO Esta página está desactualizada. Por favor, siga para o novo site |
Início > Helena
Helena Roque Gameiro (1895-1984)
aguarelista contemporânea, (1895-1984), filha e discípula de Alfredo Roque Gameiro. De nobre sensibilidade, interpretava as flores com extraordinária delicadeza e sentimento, em composições cheias de elegância. Também se distinguiu na representação de interiores aristocráticos tocados de intimismo e em finas paisagens de tons suaves. Manejava com subtileza a tinta de água, de que sabia tirar efeitos surpreendentes. Os seus cartões, executados com grande simplicidade, têm cunho profundamente feminino. Figurou com aguarelas na 10.a Exposição da Sociedade Nacional de Belas-Artes (1913) e seguintes e logo em 1917 ali obteve a 1,a medalha em aguarela.
Após a morte de seu pai e mestre, ocorrida em 1935, esteve longos anos sem expor.
Foi casada com o saudoso aguarelista e realizador cinematográfico Leitão de Barros. Está representada no Museu Nacional de Arte Contemporânea com aguarelas de flores, no Museu Regional Grão Vasco, de Viseu, com os cartões «Óbidos», «Rua das Olarias» (Viana do Alentejo) e «Casal», e em muitas colecções particulares.
bibliografia: Fernando de Pamplona — «Um Século de Pintura e Escultura em Portugal»; «Guia de Portugal»; «Museu Regional Grão Vasco» (catálogo-guia).
in Fernando de Pamplona:
DICIONÁRIO DE PINTORES E ESCULTORES
Portugueses ou que trabalharam em Portugal, Vol. IV
2ª Edição (actualizada) - Livraria Civilização Editora
Esta página, faz parte do site www.roquegameiro.org - A Tribo dos pincéis, especialmente dedicada a Alfredo Roque Gameiro e seus descendentes. Para aceder directamente ao site, clique aqui.
O site foi criado em Outubro de 2006, por João Cabral (bisneto do pintor). Informações e sugestões para o telefone +351 919 264 562 ou seguinte endereço E-mail: geral@tribop.pt
Outros sites relacionados: ► Casa de Roque Gameiro (Amadora) ► Museu de Aguarela Roque Gameiro (Minde)
|