Painéis da Escadaria do Palácio de
S. Bento (1944)
Descrição na biografia
Óleos sobre tela
Tríptico do lado da Assembleia Nacional |
As Cortes de
Leiria (Séc. XIII)
Pela primeira vez se pode assegurar a presença nas Côrtes dos representantes do Povo
os Procuradores dos Conselhos, os primeiros Deputados.
Além do Clero, com as suas insígnias as Cruzes, os Báculos e as Mitras ,
da Nobreza, com as suas armas as espadas, as lanças e os escudos , pela
primeira vez aparece o Povo com os seus direitos assegurados e escritos, nos Forais.
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na zona a ampliar) |
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Painel da esquerda:
O Clero |
Ocupa, em
relação aos Nobres, ao Rei e ao Povo, o lugar que sempre ocupou nas Côrtes Portuguesas,
segundo as plantas mais antigas.
Representam-se
neste painel, junto da capela de S. Pedro, os Arcebispos,
os Bispos, o Abade de Alcobaça, os diáconos, os Mestres das Ordem Militares de Santiago,
do Templo e de Aviz (ainda então com a cruz encarnada), o Prior da Ordem do Hospital, o
Prior dos Pregadores (Dominicanos) e o Guardião dos Frades Menores (Franciscanos). Cruzes
Procissionais, Pálio Rico, Círios, Caldeirinha e Incensário. |
Painel do centro:
O Rei
e o
Povo |
O Rei D. Afonso III, de espada cingida e Ceptro na mão, sentado no seu Trono,
rodeado dos funcionários do seu Palácio: o Canciller, o Superjudex, o Alferes-menor, o
Vice-mordomo, o Reposteiro-Mor, o Capelão e os Físicos, segundo as práticas leonesas e
a maneira francesa, que o "Bolonhez", após a sua longa permanência na Côrte
de Paris, não deixaria de adoptar em Portugal.
No primeiro
plano, conscientes da sua força nascente, os Procuradores dos Conselhos -
os primeiros deputados -, com seus Forais na mão, instrumentos da
sua força nascente. |
Painel da direita:
A Nobreza |
Os
Ricos-Homens, os Infanções, os Cavaleiros, os Escudeiros e os Condes, com
suas armas e suas signas, os seus pendões, as suas flâmulas e os seus
estandartes. Os Falcoeiros e os Págens, com os rafeiros do Alentejo e os
molossos de Castro Laboreiro.
Ao fundo, o Castelo de Leiria – ainda então românico. |
Alegorias à Indústria, à Arte, Ciência e
Humanidades,
à Agricultura e Comércio (Séc. XV)
A grande tradição corporativa
encontra-se, iconograficamente, mais documentada no Século XVI. Porém, para assegurar
maior unidade aos dois Trípticos, eu quis ainda neste, manter o caracter medievo. Suponho
que não será difícil de imaginar enquadrada no final da Idade Média a gente que se
escolheu para animar a parede.
(Colocar o cursor
na zona a ampliar) |
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Painel da esquerda:
A agricultura |
A Lavra, a Sementeira, os Gados, os Frutos. É indispensável cingirmo-nos
às coisas, aos produtos e aos animais possíveis da época e à verosimilhança e
simultaneidade dos factos representados.
De todos os
elementos iconográficos e etnográficos, julgo serem os deste Painel os mais seguros;
São alguns copiados de objectos e alfaias contemporâneos que condizem, em absoluto, com
os documentos da época, como o velho arado romano, os ceifões, a enxada, o jugo, e, como
o cesto, certamente o tarro também. |
Painel do centro:
A indústria |
O Pescador,
o Ferreiro, a Fiandeira, o Carpinteiro, o Cordoeiro, o Alvanéo, o Sapateiro, o Oleiro, o
Cerieiro, o Atafoneiro, o Armeiro, o Padeiro, o Sombreireiro, o Alfaiate,
etc, com as suas insignias e bandeiras.
Ao centro, o Arquitecto, representando, talvez, a Arte e
a Ciência, e o Letrado, que simbolizará os estudos das Humanidades e da
Filosofia.
Centrando o
Painel e o Tríptico, a imagem de São Vicente, patrono de Lisboa; da Lisboa já então, e
definitivamente, cabeça da Nação. |
Painel da direita:
O comércio |
Os Mercadores do Norte e do Levante,
com os seus cofres, os seus potes de especearias, as suas jóias e as suas fazendas; os Vinhos e os
Cereais que se exportam; As Urcas e as Naus de Comércio e os Transportes terrestres. |
Ver
a Memória Descritiva
Ver mais sobre
Escadaria Nobre do Palácio de S. Bento
Alguns estudos para a realização destes
painéis |
Ver Relação
dos 145 estudos feitos para as pinturas decorativas da
Escadaria
Nobre do Palácio da Assembleia Nacional
em PDF
Maquete do tríptico de "As Cortes de Leiria"
(Estudo nº 1 - escala 1:20)
Maquete do tríptico da "Alegorias à Indústria, à Arte,
Ciência e
Humanidades, à Agricultura e Comércio"
(Estudo nº 2 - escala 1:20)
Alguns estudos de cabeças e figuras
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