Painéis na Escadaria do Palácio de S. Bento
Óleos sobre tela (Dimensões: 4,820 m x 2,700 m e 4,500 m x 2,070 m)
Tríptico do lado da Assembleia Nacional:
As Cortes de Leiria (Séc. XIII)
Pela primeira vez se pode assegurar a presença nas Côrtes dos representantes do Povo – os Procuradores dos Conselhos, os primeiros Deputados.
Além do Clero, com as suas insígnias – as Cruzes, os Báculos e as Mitras –, da Nobreza, com as suas armas – as espadas, as lanças e os escudos –, pela primeira vez aparece o Povo com os seus direitos assegurados e escritos, nos Forais.

Painel da esquerda:
O Clero
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Ocupa, em relação aos Nobres, ao Rei e ao Povo, o lugar que sempre ocupou nas Côrtes Portuguesas, segundo as plantas mais antigas.
Representam-se neste painel, junto da capela de S. Pedro, os Arcebispos, os Bispos, o Abade de Alcobaça, os diáconos, os Mestres das Ordem Militares de Santiago, do Templo e de Aviz (ainda então com a cruz encarnada), o Prior da Ordem do Hospital, o Prior dos Pregadores (Dominicanos) e o Guardião dos Frades Menores (Franciscanos). Cruzes Procissionais, Pálio Rico, Círios, Caldeirinha e Incensário.
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Painel do centro:
O Rei
e o Povo
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O Rei D. Afonso III, de espada cingida e Ceptro na mão, sentado no seu Trono, rodeado dos funcionários do seu Palácio: o Canciller, o Superjudex, o Alferes-menor, o Vice-mordomo, o Reposteiro-Mor, o Capelão e os Físicos, segundo as práticas leonesas e a maneira francesa, que o "Bolonhez", após a sua longa permanência na Côrte de Paris, não deixaria de adoptar em Portugal.
No primeiro plano, conscientes da sua força nascente, os Procuradores dos Conselhos - os primeiros deputados -, com seus Forais na mão, instrumentos da sua força nascente.
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Painel da direita:
A Nobreza
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Os Ricos-Homens, os Infanções, os Cavaleiros, os Escudeiros e os Condes, com suas armas e suas signas, os seus pendões, as suas flâmulas e os seus estandartes. Os Falcoeiros e os Págens, com os rafeiros do Alentejo e os molossos de Castro Laboreiro.
Ao fundo, o Castelo de Leiria – ainda então românico.
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Tríptico do lado da Câmara Corporativa:
Alegorias à Indústria, à Arte, Ciência e Humanidades, à Agricultura e Comércio (Séc. XV)
A grande tradição corporativa encontra-se, iconograficamente, mais documentada no Século XVI. Porém, para assegurar maior unidade aos dois Trípticos, eu quis ainda neste, manter o caracter medievo. Suponho que não será difícil de imaginar enquadrada no final da Idade Média a gente que se escolheu para animar a parede.
Painel da esquerda:
A agricultura
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A Lavra, a Sementeira, os Gados, os Frutos. É indispensável cingirmo-nos às coisas, aos produtos e aos animais possíveis da época e à verosimilhança e simultaneidade dos factos representados.
De todos os elementos iconográficos e etnográficos, julgo serem os deste Painel os mais seguros; São alguns copiados de objectos e alfaias contemporâneos que condizem, em absoluto, com os documentos da época, como o velho arado romano, os ceifões, a enxada, o jugo, e, como o cesto, certamente o tarro também.
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Painel do centro:
A indústria
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O Pescador, o Ferreiro, a Fiandeira, o Carpinteiro, o Cordoeiro, o Alvanéo, o Sapateiro, o Oleiro, o Cerieiro, o Atafoneiro, o Armeiro, o Padeiro, o Sombreireiro, o Alfaiate, etc, com as suas insignias e bandeiras.
Ao centro, o Arquitecto, representando, talvez, a Arte e a Ciência, e o Letrado, que simbolizará os estudos das Humanidades e da Filosofia.
Centrando o Painel e o Tríptico, a imagem de São Vicente, patrono de Lisboa; da Lisboa já então, e definitivamente, cabeça da Nação.
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Painel da direita:
O comércio
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Os Mercadores do Norte e do Levante, com os seus cofres, os seus potes de especearias, as suas jóias e as suas fazendas; os Vinhos e os Cereais que se exportam; As Urcas e as Naus de Comércio e os Transportes terrestres.
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Triptico intitulado "A defesa da Pátria"
Tríptico intitulado "A Prosperidade da Nação"
Ver Palácio S Bento em Notícias Magazine de 1993-07-25
Alguns estudos para a realização destes painéis
1 |
Estudo, a gouache, do Tríptico A
(do lado da Câmara dos Deputados),
na escala 1:20
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2 |
Estudo, a gouache, do Tríptico B
(do lado da Câmara Corporativa), na escala 1:20
Óleo sobre maderia
Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação
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3 | ![]() |
Estudo do tríptico A, a negro, na escala 1:10
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4 | ![]() |
Estudo do tríptico B, a negro, na escala 1:10
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5 |
Estudo do painel do clero
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6 |
Estudo do painel dos procuradores do povo
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7 |
Estudo do painel dos nobres
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8 |
Estudo do painel da agricultura
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9 |
Estudo do painel da indústria
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10 |
Estudo do painel do comércio
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11 |
Estudo do painel do clero, a negro, na escala de 1:5
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Um Bispo de Lisboa
Óleo sobre tela
88 x 82,5 cm
♦ Cat. 1988: 031
JMBC
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Estudos do Painel: O Clero
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Estudos do Painel: O Rei e o Povo
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Estudos do Painel: A Nobreza
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Estudos do Painel: A agricultura
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Estudos do Painel: A indústria
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Estudos do Painel: O comércio
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Estudos de cabeças
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12 |
homem do pendão, óleo
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Mercador
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14 |
homem de perfil, inaproveitada, negro e pastel
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15 |
ganhão semeador, negro e pastel
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16 | ![]() |
Nobre do manto azul
negro e pastel
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17 | ![]() |
Velho
inaproveitada
negro e pastel
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18 |
diácono do hissope, negro e pastel
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19 | ![]() |
Procurador
de perfil
negro e pastel
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20 | ![]() |
Pastor
negro e pastel
Palácio Nacional da Ajuda
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21 |
procurador, de perfil, negro e sanguínea
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22 |
dominicano, negro e sanguínea
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23 | ![]() |
Bispo do pluvial verde
negro e sanguínea
♦ Ver em Museu Nacional Grão Vasco
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24 |
figura não aproveitada, negro e sanguínea
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25 | ![]() |
Mestre do Templo
negro e sanguínea
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26 |
Pescador
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27 | ![]() |
Procurador
negro e sanguínea
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Ferreiro
negro e sanguínea
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Procurador
não aproveitada
negro e sanguínea
♦ Ver em Museu Nacional Grão Vasco
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30 |
nobre do manto amarelo, negro e sanguínea
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31 |
nobre do manto vermelho, negro e sanguínea
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32 |
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33 |
mesteiral, negro e sanguínea
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34 | ![]() |
Pagem
negro e sanguínea
Palácio Nacional de Queluz
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35 |
pagem, negro e sanguínea
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36 | ![]() |
Mestre de Santiago
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37 |
nobre, negro e sanguínea
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38 |
Fiandeira
negro e sanguínea
47 x 36 cm
♦ Cat. 1988: 044
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39 |
mestre de Santiago, negro e sanguínea
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40 |
Cisterciense
negro e sanguínea
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41 |
pagem da bandeira, negro e sanguínea
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42 |
Rei
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
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43 |
Bispo de casula vermelha
negro e sanguínea
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44 |
homem de armas, negro e sanguínea
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45 |
procurador do manto violeta, negro e sanguínea
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46 |
Conde
negro e sanguínea
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47 |
homem de armas, negro e sanguínea
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48 |
mesteiral, negro e sanguínea
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49 |
armeiro, negro e sanguínea
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50 |
pagem, negro e sanguínea
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51 |
Arquitecto
negro e sanguínea
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52 |
velho nobre, negro e sanguínea
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53 |
Sapateiro
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
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54 |
Pagem dos cães
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55 |
figura não aproveitada, negro e pastel
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56 |
bispo de casula amarela, negro
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57 |
mesteiral, negro
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58 |
Mercado sentado
negro
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59 |
Nobre
negro
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60 |
figura não aproveitada, negro
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61 |
nobre da túnica verde, negro
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62 |
escrivão, negro
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63 |
procurador do manto branco, negro
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64 |
Procurador do manto castanho
negro
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65 |
Procurador do tabardo castanho
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66 |
procurador, negro
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67 |
procurador, negro
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68 |
figura não aproveitada, negro
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69 |
procurador, negro
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70 |
escrivão, negro
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71 |
Homem da cúria régia
negro (Carvão sobre papel)
30 x 23 cm ♦ Ver em Museu Municipal Vila Franca de Xira
Inv. nº D - 32
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72 |
alferes menor, negro
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73 |
homem da cúria régia, negro
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74 |
figura não aproveitada, negro
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75 |
ganhão da enxada, negro
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76 |
homem do pendão, negro
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77 |
nobre, negro
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78 | ![]() |
Escudeiro real
negro
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79 | homem de armas, negro | ||||
80 |
imaginário, negro e sanguínea
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81 |
procurador, negro e sanguínea
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82 |
mesteiral, negro e sanguínea
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83 |
falcoeiro, negro e sanguínea
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![]() |
Um procurador
51 x 36 cm - estudo nº ?
♦ Cat. 1988: 041
Forte de S. Julião da Barra
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![]() |
Cabeça de homem
31 x 25 cm - estudo nº ?
♦ Cat. 1988: 030
Forte de S. Julião da Barra
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![]() |
Um procurador
41 x 37 cm - estudo nº ?
♦ Cat. 1988: 032
Forte de S. Julião da Barra
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![]() |
Cabeça de homem
61 x 48 cm - estudo nº ?
♦ Cat. 1988: 034
MERG
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![]() |
Cabeça de homem
28 x 24 cm - estudo nº ?
♦ Cat. 1988: 045
Museu Nacional de Arte Contemporânea
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![]() |
Cabeça de homem
36 x 25 cm - estudo nº ?
♦ Cat. 1988: 046
Museu Nacional de Arte Contemporânea
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![]() |
Cabeça para um Bispo | ||||
Alferes menor | |||||
![]() |
Um Procurador | ||||
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Nobre | ||||
![]() |
Atafoneiro | ||||
![]() |
Carregador![]() |
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62,5 x 48,5 cm - estudo nº ?
♦ Cat. 1988: 036
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Outros estudos de cabeças |
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Estudos de figuras
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84 | ![]() |
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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85 | ![]() |
Estudo de nu do pastor
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
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86 | ![]() |
Pagem dos cães
negro e sanguínea
Palácio Nacional de Queluz
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87 | ![]() |
Estudo de nu do pagem dos cães
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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88 | ![]() |
Rei
negro e sanguínea
Palácio Nacional de Queluz
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89 |
estudo de nu do Rei, negro
|
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90 | ![]() |
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|||
91 | ![]() |
Estudo de nu do franciscano
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|||
92 |
Pagem da bandeira
negro e sanguínea
|
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93 | ![]() |
Estudo de nu do pagem da bandeira
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
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94 |
homem de armas, negro e sanguínea
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95 |
mercador, de pé, negro e sanguínea
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96 |
Fiandeira
negro e sanguínea
|
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97 |
Homem do pendão
Clérigo
negro e sanguínea
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||||
98 | ![]() |
Homem de armas
negro e sanguínea
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99 |
Escrivão
negro
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100 | ![]() |
Letrado
negro
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101 |
Armeiro
negro e sanguínea
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102 | ![]() |
Nobre do manto azul
negro e sanguínea
Palácio Nacional de Queluz
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103 | ![]() |
Nobre do manto amarelo
negro
Palácio Nacional de Queluz
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104 | ![]() |
Mercador, sentado
negro e sanguínea
|
|||
105 | ![]() |
Ganhão do arado
Palácio Nacional da Ajuda
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106 | ![]() |
Semeador
negro e sanguínea
54,5 x 33 cm
♦ Cat. 1988: 042
Museu do Palácio da Assembleia da República
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107 | ![]() |
Procurador do manto branco
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
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108 | ![]() |
negro
Palácio Nacional de Queluz
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|||
109 | ![]() |
Nobre do manto vermelho
negro
Palácio Nacional de Queluz
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110 |
arquitecto, negro e sanguínea
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111 | ![]() |
Dois procuradores
negro e sanguínea
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112 | ![]() |
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
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113 | ![]() |
Ferreiro
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
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114 |
Procurador do manto castanho
negro e sanguínea
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115 |
ganhão do arado, aguarela
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116 | ![]() |
Pescador
aguarela
♦ Ver em Museu Marítimo de Ílhavo
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Falcoeiro | |||||
Mestre dos templários | |||||
Mãos e pés, nús e calçados
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117 | ![]() |
Mãos do painel dos procuradores
óleo
Palácio Nacional da Ajuda
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118 | ![]() |
Maõs do carregador
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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119 | ![]() |
Mãos do ferreiro e do pescador
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
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120 |
Mãos do painel do clero
negro e sanguínea
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121 |
Mãos do painel do clero
negro e sanguínea
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122 | ![]() |
Mãos do semeador
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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123 | ![]() |
Mãos do pagem dos cães
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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124 |
mãos da fiandeira, negro e sanguínea
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125 | ![]() |
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
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126 | ![]() |
Mãos de um nobre e do pastor
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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127 | ![]() |
Bota do ferreiro
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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128 | ![]() |
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129 | ![]() |
Botas do mercador sentado
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
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130 | ![]() |
Sapatos de procuradores
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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|||
131 | ![]() |
Sapatos de procuradores
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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132 | ![]() |
Sapatos da fiandeira
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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133 | ![]() |
Pés do pescador
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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Animais
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134 |
Touro (cabeça)
aguarela
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135 | ![]() |
aguarela
Palácio Nacional de Queluz
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136 |
Falcão
aguarela
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137 |
aguarela
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138 |
cães (não aproveitado), aguarela
|
||||
139 |
cão (não aproveitado), aguarela
|
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Acessórios
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140 |
frutos e peixes, aguarela
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141 |
negro
|
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142 |
Imagens de santos
negro e sangínea
|
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143 | ![]() |
Golas do clero
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
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144 | ![]() |
Bolsa do mercador
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|||
145 | ![]() |
negro
Palácio Nacional da Ajuda
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Artigos de Jornais:
1943-08-21 - Diário de Lisboa
1944-03-30 - O Século 1944-04-02 - Diário Popular 1944-04-02 - Novidades 1944-04-02 - O Comércio do Porto, por Júlio Dantas
1944-04-03 - A Voz
1944-04-03 - Diário da Manhã (1ª Página), por Fernando de Pamplona (texto)
1944-04-03 - Diário de Lisboa (1ª Página), por Artur Portela - (texto) (A melhor notícia) 1944-04-03 - Diário de Notícias (1ª Página) (texto)
1944-04-03 - Diário Popular (1ª Página), por Luís Reis Santos (texto)
1944-04-03 - Novidades (1ª Página)
1944-04-03 - O Jornal do Comércio 1944-04-03 - O Século (1ª Página), por M. S. 1944-04-04 - A Voz (1ª Página)
1944-04-04 - Correio do Minho
1944-04-04 - Diário da Manhã (1ª Página)
1944-04-04 - Diário de Notícias (1ª Página)
1944-04-04 - Jornal de Notícias (1ª Página)
1944-04-04 - Novidades (1ª Página), por Luís Chaves
1944-04-04 - O Jornal do Comércio 1944-04-04 - Comércio do Porto (1ª Página)
1944-04-04 - O Primeiro de Janeiro (1ª Página)
1944-04-04 - O Século (1ª Página)
1944-04-05 - Diário de Lisboa
1944-04-05 - Jornal de Notícias - Grande Oficial da Ordem de Santiago 1944-04-05 - República - Grande Oficial da Ordem de Santiago
1944-04-06 - Acção
1944-04-06 - Diário de Lisboa 1944-04-06 - A Voz
1944-04-06 - O Jornal do Comércio
1944-04-06 - O Comércio do Porto 1944-04-07 - Diário da Manhã 1944-04-08 - Diário da Manhã - Uma entrevista com Martins Barata, por Luís Reis Santos (texto)
1944-04-08 - O Século Ilustrado
1944-04-09 - Diário de Lisboa
1944-04-09 - Diário Popular
1944-04-10 - Jornal desconhecido
1944-04-12 - Jornal desconhecido
1944-04-12 - A Rabeca (Portalegre) - Outro Pintor Alentejano que se consagrou
1944-04-12 - Diário da Manhã - Uma obra grande que é uma grande obra, por Fernando de Pamplona
1944-04-12 - Diário Popular 1944-04-13 - O Século
1944-04-13 - Sempre Fixe 1944-04-13 - Vida Mundial Ilustrada 1944-04-14 - Diário da Manhã 1944-04-15 - Diário de Lisboa - Diário de Lisboa
1944-04-15 - Mensageiro de Bragança 1944-04-15 - Renascença 1944-04-16 - Diário da Manhã 1944-04-16 - Diário de Notícias 1944-04-16 - O Século 1944-04-16 - O Tempo 1944-04-16 - O Castelovidense
1944-04-20 - Acção - Os painéis de Martins Barata, por Franz-Paul Langhans 1944-04-23 - O Castelovidense (1ª Página) - Os painéis de Martins Barata, por João António Gordo
1944-04-29 - A Defesa - Dois Trípticos, por L. V. C.
1944-04-__ - Brotéria - Os painéis de Martins Barata
1944-05-14 - O Castelovidense - Grande Oficial da Ordem de Santiago
1944-05-15 - Renascença, por Adelaide Félix 1944-06-__ - Stela (Fátima) - Ressurgimento da arte em Portugal 1944-07-20 - Acção - Os painéis de Martins Barata, por Franz-Paul Langhans (texto) 1944-08-27 - Notícias de Domingo (Lourenço Marques), por Teresa Leitão de Barros
1944-09-08 - Diário de Lisboa - Compra de estudos
1944-09-09 - A Voz - Compra de estudos 1944-09-24 - O Castelovidense - Compra de estudos
1944-12-31 - O Século - Colaboradores do Século (Paineis AN e Conservatório)
1945-01-01 - Diário da Manhã - Juízo do ano de 1944, por Fernando de Pamplona
1945-01-01 - O Comércio do Porto (1ª Página) - Ano de 1944, por Rocha Martins 1945-04-21 - Diário da Manhã (1ª Página) - Museu Histórico Bibliográfico da Assembleia Nacional 1945-04-25 - O Século
1945-05-07 - O Comércio do Porto - Quadros para o Museu Alberto Sampaio 1945-05-10 - Acção - Os tipos eternos da grei, por Fernando de Pamplona 1945-06-24 - Novidades - Monografia de Miranda do Douro 1945-08-01 - Asi Es (Madrid) - Martins Barata, Pintor de Razas, por M. T. P.
1945-09-27 - Jornal do Comércio - Ed. Noite
1945-11-04 - Novidades - Visita do Grupo «Amigos de Lisboa»
1946-__-__ - Revista Municipal - Lisboa - nº 26 - Museu Histórico e Biográfico da A. N.
1947-10-16 - O Castelovidense - Martins Barata
1947-10-23 - O Castelovidense - Os painéis de Martins Barata, por João António Gordo 1947-10-23 - O Castelovidense |
Curiosidade:
A única imagem feminina
representada é a de
sobrinha do pintor
(Estudo nº 038)
|
|
Gravura de
|
Martins Barata ao pintar as telas numa sala do Palácio de S. Bento
No dia da inauguração
Convite |
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