D. João VI e D. Carlota Joaquina
em Queluz
Aguarela sobre cartão
com toques de guache branco
17 x 12,5 cm
Museu de José Malhoa
|
Roque Gameiro colaborou, em parceria com Alberto de Sousa, na ilustração desta obra (História do Palácio Nacional de Queluz) da autoria de Afonso de Orneias, em 1924.
Na página 284 existe uma imagem com o título Nos Jardins do Palácio; completa-se com a legenda - estudo de Roque Gameiro, representando El-rei D. João VI, a Rainha D. Carlota Joaquina e um familiar.
A composição corresponde ao contexto do quadro a aguarela D. João VI e D. Carlota Joaquina em Queluz.
D. JOÃO VI E D. CARLOTA JOAQUINA EM QUELUZ
O pintor cria um enquadramento vegetal sugerindo os jardins do palácio de Queluz. Uma estátua de contornos um pouco indefinidos introduz uma mancha esbranquiçada que se destaca no meio da vegetação, cortando a uniformidade da variada gama tonal de verdes; conjuntamente com os vasos de pedra lavrada formam uma espécie de moldura às personagens do primeiro plano. Embora numa posição estática, as atitudes que os rostos das figuras implicitamente reflectem, classificam o respectivo comportamento, tornando-se as suas expressões fisionómicas claramente elucidativas.
O posicionamento de D. Carlota Joaquina, sentada entre o rei e o cortesão, confere-lhe uma posição de relevo, acentuada pelo contraste cromático que se estabelece entre o negro e o vermelho escuro das indumentárias masculinas e as suas roupagens brancas com leves colorações sombreadas.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005
◄ Voltar para: História do Palácio Nacional de Queluz Glossário