Côrtes Medievais (1944)

Painéis na Escadaria do Palácio de S. Bento
Óleos sobre tela
(Dimensões: 4,820 m x 2,700 m e 4,500 m x 2,070 m)

VerDescrição na biografia
2003-07-28 Palácio de São Bento (RTP Arquivos)

- No Palácio de São Bento, Raquel Santos entrevista Isabel Corte-Real, Secretária-geral da Assembleia da República, Simonetta Luz Afonso, conservadora do Museu e do Palácio de São Bento, Rui Costa, Diretor de Serviços de Documentação e Informação da Assembleia da República, e Mota Amaral, Presidente da Assembleia da República. 9,40-11,15 min.: Referência a dois trípticos intitulados "Defesa da Nação" e de "Prosperidade da Nação" da autoria de Martins Barata.

1993-07-25Notícias Magazine - Palácio S Bento
1945O Palácio de S. Bento, por Joaquim Leitão (Painéis nas páginas 58-65, descrição nas págimas 102-103)

































Tríptico do lado da Assembleia Nacional

As Cortes de Leiria (Séc. XIII). Pela primeira vez se pode assegurar a presença nas Côrtes dos representantes do Povo - os Procuradores dos Conselhos, os primeiros Deputados. Além do Clero, com as suas insígnias - as Cruzes, os Báculos e as Mitras -, da Nobreza, com as suas armas - as espadas, as lanças e os escudos -, pela primeira vez aparece o Povo com os seus direitos assegurados e escritos, nos Forais.

x
Painel da esquerda:O Clero

Ocupa, em relação aos Nobres, ao Rei e ao Povo, o lugar que sempre ocupou nas Côrtes Portuguesas, segundo as plantas mais antigas.

Representam-se neste painel, junto da capela de S. Pedro, os Arcebispos, os Bispos, o Abade de Alcobaça, os diáconos, os Mestres das Ordem Militares de Santiago, do Templo e de Aviz (ainda então com a cruz encarnada), o Prior da Ordem do Hospital, o Prior dos Pregadores (Dominicanos) e o Guardião dos Frades Menores (Franciscanos). Cruzes Procissionais, Pálio Rico, Círios, Caldeirinha e Incensário.

Painel do centro:O Rei e o Povo

O Rei D. Afonso III, de espada cingida e Ceptro na mão, sentado no seu Trono, rodeado dos funcionários do seu Palácio: o Canciller, o Superjudex, o Alferes-menor, o Vice-mordomo, o Reposteiro-Mor, o Capelão e os Físicos, segundo as práticas leonesas e a maneira francesa, que o "Bolonhez", após a sua longa permanência na Côrte de Paris, não deixaria de adoptar em Portugal.

No primeiro plano, conscientes da sua força nascente, os Procuradores dos Conselhos - os primeiros deputados -, com seus Forais na mão, instrumentos da sua força nascente.

Painel da direita:A Nobreza

Os Ricos-Homens, os Infanções, os Cavaleiros, os Escudeiros e os Condes, com suas armas e suas signas, os seus pendões, as suas flâmulas e os seus estandartes. Os Falcoeiros e os Págens, com os rafeiros do Alentejo e os molossos de Castro Laboreiro.

Ao fundo, o Castelo de Leiria - ainda então românico.


Tríptico do lado da Câmara Corporativa

Alegorias à Indústria, à Arte, Ciência e Humanidades, à Agricultura e Comércio (Séc. XV). A grande tradição corporativa encontra-se, iconograficamente, mais documentada no Século XVI. Porém, para assegurar maior unidade aos dois Trípticos, eu quis ainda neste, manter o caracter medievo. Suponho que não será difícil de imaginar enquadrada no final da Idade Média a gente que se escolheu para animar a parede.

x
Painel da esquerda:A agricultura

A Lavra, a Sementeira, os Gados, os Frutos. É indispensável cingirmo-nos às coisas, aos produtos e aos animais possíveis da época e à verosimilhança e simultaneidade dos factos representados.

De todos os elementos iconográficos e etnográficos, julgo serem os deste Painel os mais seguros; São alguns copiados de objectos e alfaias contemporâneos que condizem, em absoluto, com os documentos da época, como o velho arado romano, os ceifões, a enxada, o jugo, e, como o cesto, certamente o tarro também.

Painel do centro:A indústria

O Pescador, o Ferreiro, a Fiandeira, o Carpinteiro, o Cordoeiro, o Alvanéo, o Sapateiro, o Oleiro, o Cerieiro, o Atafoneiro, o Armeiro, o Padeiro, o Sombreireiro, o Alfaiate, etc, com as suas insignias e bandeiras.

Ao centro, o Arquitecto, representando, talvez, a Arte e a Ciência, e o Letrado, que simbolizará os estudos das Humanidades e da Filosofia.

Centrando o Painel e o Tríptico, a imagem de São Vicente, patrono de Lisboa; da Lisboa já então, e definitivamente, cabeça da Nação.

Painel da direita:O comércio

Os Mercadores do Norte e do Levante, com os seus cofres, os seus potes de especearias, as suas jóias e as suas fazendas; os Vinhos e os Cereais que se exportam; As Urcas e as Naus de Comércio e os Transportes terrestres.


x x

f

Ver:

mais sobre  Escadaria Nobre do Palácio de S. Bento
Triptico intitulado  “A defesa da Pátria”
Tríptico intitulado  “A Prosperidade da Nação”
 VISITA VIRTUAL ao Palácio de S. Bento
Palavras de Martins Barata na visita às pinturas do Palácio de S. Bento em Olisipo , de Abril de 1950
Relação dos 145 estudos feitos para as pinturas decorativas da Escadaria Nobre do Palácio da Assembleia Nacional

Alguns estudos para a realização destes painéis


Estudos dos Painéis

Estudo 1
Estudo, a gouache, do Tríptico do lado da Câmara dos Deputados
(escala 1:20)
Estudo 2
Estudo, a gouache, do Tríptico do lado da Câmara Corporativa
(escala 1:20)
Estudo 3
x
(A negro, esc. 1:10, colados a fotografia)
Tríptico A
Estudo 4
x
(a negro, esc. 1:10, colados a fotografia)
Tríptico B
Estudos 5, 6 e 7
x
Maquete final, esc. 1:5
Estudos 8, 9 e 10
x
Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação
Maquete final, esc. 1:5
Estudo 11
x
Estudo do painel do clero | (a negro, na escala de 1:5)
x
Um Bispo de Lisboa
(Óleo sobre tela | 88x82)
x
Estudos do Painel:
O Clero
x
Estudos do Painel:
O Rei e o Povo
x
Estudos do Painel:
A Nobreza
x
Estudos do Painel:
A agricultura
x
Estudos do Painel:
A indústria
x
Estudos do Painel:
O comércio



Estudos de cabeças

Estudo 12
x

(Guimarães)
Homem do pendão
(óleo)
Estudo 13
x
Ministério da Educação Nacional
Mercador (60)
(negro e pastel)
Estudo 14
x
Homem, de perfil, inaproveitada
(negro e pastel)
Estudo 15
x
Ganhão semeador (57)
(negro e pastel)
Estudo 16
x
Nobre do manto azul
(16) (negro e pastel)
Estudo 17
x
.

ou
(Guimarães)]
Velho, inaproveitada
(negro e pastel 60x45)
Estudo 18 ?
x
Diácono do hissope
(21) (negro e pastel)
Estudo 19
x
Procurador, de perfil
(negro e pastel 31x25)
Estudo 20
x
Pastor (58)
(negro e pastel 31x26)
Estudo 21
x
Procurador, de perfil
(negro e sanguínea)
Estudo 22
x
Prior dos Dominicanos
(22) (negro e sanguínea)
Estudo 23
x
Abade de Alcobaça (22)
Bispo de pluvial verde
(negro e sanguínea 63x45)
Estudo 24
x
Figura não aproveitada
(negro e sanguínea)
Estudo 25
x
Museu de Tomar
Mestre do Templo (18)
(negro e sanguínea)
Estudo 26
x
Museu de Aveiro
Pescador (49)
(negro e sanguínea)
Estudo 27
x
Procurador
(negro e sanguínea)
Estudo 28
x
Ferreiro (53)
(negro e sanguínea)
Estudo 29
x
.

[ou Ministério da Educação Nacional]
Procurador
não aproveitada
(negro e sanguínea 63x43)
Estudo 30? ou 46?
x
Nobre do manto amarelo (37)
(negro e sanguínea)
Estudo 31
x
(Guimarães)
Nobre do manto vermelho (38)
(negro e sanguínea)
Estudo 32
x
Museu de Braga
Franciscano (26)
(negro e sanguínea)
65x48
Estudo 33
x
Mesteiral
(negro e sanguínea)
Estudo 34
x
Pajem
(negro e sanguínea 59x46)
Estudo 35
x
Pajem
(negro e sanguínea)
Estudo 36 ?
x
Ministério Defesa Nacional
Forte de S. Julião da Barra
Mestre de Aviz (20)
(negro e sanguínea)
36x35
Estudo 37
x
Nobre
(negro e sanguínea)
Estudo 38
x
Fiandeira (51)
(negro e sanguínea)
47x36
Estudo 39 ?
x
Forte de S. Julião da Barra
Mestre de Santiago (17)
(negro e sanguínea)
Estudo 40
x
Cisterciense (19)
(negro e sanguínea)
Estudo 41
x
Museu Minicipal de Lisboa (da Mitra)
Pajem da bandeira (32)
Um grande de Portugal
Um escudeiro
(negro e sanguínea)
Estudo 42
x
.

ou ]
Rei (1)
(negro e sanguínea 60x46)
Estudo 43
x
Bispo de Lisboa (24)
de casula vermelha
(negro e sanguínea 50x36)
Estudo 44 (47? 79?)
x
Homem de armas (12)
(negro e sanguínea)
Estudo 45
x
Procurador do manto violeta
(negro e sanguínea)
Estudo 46
x
Gabinete do Sub-Secretário do Estado das Obras Públicas
Conde
(negro e sanguínea)
Estudo 47
x
Museu Castro Guimarães (Cascais)
Homem de armas
(negro e sanguínea)
Estudo 48
x
Museu Municipal Santos Rocha
(Figueira da Foz)
Mesteiral
(negro e sanguínea)
Estudo 49
x
Armeiro
(negro e sanguínea)
Estudo 50 ?
x
Gabinete do Sub-Secretário do Estado das Obras Públicas
Pajem
(negro e sanguínea)
Estudo 51
x

[ou Museu Castro Guimarães]
Arquitecto (44)
(negro e sanguínea)
Estudo nº 52
x
Ministério dsa Finanças
Velho Nobre (33)
Rico-Homem
(negro e sanguínea)
Estudo 53
x
Sapateiro (46)
(negro e sanguínea 39x25)
Estudo 54
x
Ministério da Educação Nacional
Pajem dos cães (39)
(negro e sanguínea)
Estudo 55
x
Figura não aproveitada
(negro e pastel)
Estudo 56
x
Bispo de Viseu ou Porto
(25) de casula amarela
(negro)
Estudo 57
x
Mesteiral
(negro)
Estudo 58
x
Mercado sentado (62)
(negro 58x47)
Estudo 59
x
Nobre Fidalgo (35)
(negro 44x34)
Estudo 60
x
Figura não aproveitada
(negro)
Estudo 61
x
(Guimarães)
Nobre da túnica verde
(negro)
Estudo 62 ? ou 70 ?
x
Ministério da Educação Nacional
Escrivão (10)
(negro)
Estudo 63
x
Ministério da Educação Nacional
Procurador (13)
do manto branco
(negro)
Estudo 64
x
Procurador (14)
do manto castanho
(negro 44x34)
Estudo 65
x
Procurador (7)
do tabardo castanho
(negro 52x40)
Estudo 66
x
Ministério das Finanças
Procurador
(negro 38x28)
Estudo 67
x
Procurador
(negro)
Estudo 68
x
(Guimarães)
Figura não aproveitada
(negro)
Estudo 69
x
Procurador
(negro)
Estudo 70
x
Escrivão
(negro)
Mordomo-Mor (4)
(Carvão sobre papel 30x23)
Estudo 72
x
Alferes menor (2)
(negro)
Estudo 73
x
Homem da cúria régia
(negro)
Estudo 74
x
Figura não aproveitada
(negro)
Estudo 75 ?
x
Ganhão da enxada (56)
(negro)
Estudo 76
x
Ministério das Finanças?
Homem do pendão (43)
(negro 28x24)
Estudo 77
x
Nobre
(negro)
Estudo 78
x
Escudeiro real
(negro)
Estudo 79
x
Homem de armas
(negro)
Estudo 80
x
Imaginário (42)
(negro e sanguínea)
Estudo 81
x
Procurador
(negro e sanguínea)
Estudo 82
x
Mesteiral
(negro e sanguínea)
Estudo 83
x
Ministério da Educação Nacional
Falcoeiro (27)
(negro e sanguínea)

Estudos de cabeças (a identificar)

Estudo nº ?
x
Bispo
Estudo nº ?
x
Cabeça para um Bispo
Estudo nº ?
x
Alferes-Mor (3)
Estudo nº ?
x
Um pajem (5)
Estudo nº ?
x
Judex (6)
Estudo nº ?
x
Notário (11)
ou Vice-Chanceler
Estudo nº ?
x
Procurador (15)
Estudo nº ?
x
Procurador (16)
Estudo nº ?
x
Ministério Defesa Nacional
Forte S. Julião da Barra
Um Procurador
61x48
Estudo nº ?
x
Um Procurador
Estudo nº ?
x
Procurador ?
Estudo nº ?
x
Um Procurador
Estudo nº ?
x
Um procurador
51x36
Estudo nº ?
x
Um procurador
Estudo nº ?
x
Conde (28)
Estudo nº ?
x
Nobre (29)
Estudo nº ?
x
Nobre (30)
Estudo nº ?
x
Escudeiro (31)
ou um Rico-Homem
Estudo nº ?
x
Rico-Homem (36)
Estudo nº ?
x
Homem do Arado?
Estudo nº ?
x
Lanterneiro (41)
Estudo nº ?
x
Ministério das Finanças
Serralheiro (47)
Estudo nº ?
x
Carregador (59)

Outros Estudos de cabeças

x
x
x
x
x
x
x
x
x


Estudos de figuras

Estudo 84
x
Pastor (negro 61x44)
Estudo 85
x
Estudo de nu do Pastor
(negro e sanguínea 66x51)
Estudo 86
x
Pajem dos cães
(negro e sanguínea 70x55)
Estudo 87
x
Estudo de nu do Pajem dos cães (negro 60x48)
Estudo 88
x
Rei
(negro e sanguínea 70x55)
Estudo 89
x
estudo de nu do Rei
(negro 66x51)
Estudo 90
x
Franciscano
(negro e sanguínea 61x46)
Estudo 91
x
Estudo de nu do Franciscano
(negro e sanguínea 66x45)
Estudo 92
x
Pajem da bandeira
(negro e sanguínea)
Estudo 93
x
Estudo de nu do Pajem da bandeira
(negro e sanguínea 66x45)
Estudo 94
x
Homem de armas
(negro e sanguínea)
Estudo 95
x
Mercador de pé
(negro e sanguínea)
Estudo 96
x
Fiandeira
(negro e sanguínea)
Estudo 97
x
Homem do pendão
Clérigo
(negro e sanguínea)
Estudo 98
x
Homem de armas
(negro e sanguínea)
Estudo 99
x
Escrivão | (negro)
Estudo 100
x
Letrado (negro 59x45)
Estudo 101
x
Armeiro
(negro e sanguínea)
Estudo 102
x
Nobre do manto azul
(negro e sanguínea 66x44)
Estudo 103
x
Nobre do manto amarelo
(negro 70x55)
Estudo 104
x
Mercador, sentado
(negro e sanguínea)
Estudo 105
x
Ganhão do arado
(negro 61x40)
Estudo 106
x
Semeador
(negro e sanguínea | 54x33)
Estudo 107
x
Procurador do manto branco
(negro e sanguínea 65x38)
Estudo 108
x
Carregador
(negro 72x50)
Estudo 109
x
Nobre do manto vermelho
(negro 72x50)
Estudo 110
x
Arquitecto
(negro e sanguínea)
Estudo 111
x
Dois procuradores
(negro e sanguínea)
Estudo 112
x
Procurador do tabardo castanho
(negro e sanguínea 64x41)
Estudo 113
x
.

ou (Guimarães)
Ferreiro
(negro e sanguínea 64x41)
Estudo 114
x
Procurador do manto castanho
(negro e sanguínea)
Estudo 115
x
Ganhão do arado
(aguarela)
Pescador | (aguarela)
x
Falcoeiro
x
Mestre dos templários
x


Estudos de Mãos e pés, nús e calçados

Estudo 117
x
Mãos do painel dos procuradores | (óleo 50x64)
Estudo 118
x
Maõs do carregador
(negro 66x51)
Estudo 119
x
Mãos do ferreiro e do pescador
(negro e sanguínea 51x66)
Estudo 120
x
Mãos do painel do clero
(negro e sanguínea)
Estudo 121
x
Mãos do painel do clero
(negro e sanguínea)
Estudo 122
x
Mãos do semeador
(negro 51x66)
Estudo 123
x
Mãos do pagem dos cães (negro 51x66)
Estudo 124
x
Mãos da fiandeira
(negro e sanguínea)
Estudo 125
x
Mãos do painel dos nobres
(negro e sanguínea 51x66)
Estudo 126
x
Mãos de um nobre e do pastor (negro 35x23)

x
Mãos dos mercadores sentado e de pé
(negro)
Estudo 127
x
Bota do ferreiro
(negro 66x51)
Estudo 128
x
Bota do ferreiro
(negro 60x51)
Estudo 129
x
Botas do mercador sentado (negro 66x51)
Estudo 130
x
Sapatos de procuradores
(negro 51x66)
Estudo 131
x
Sapatos de procuradores
(negro 51x66)
Estudo 132
x
Sapatos da fiandeira
(negro 51x66)
Estudo 133
x
Pés do pescador
(negro 51x66)



Estudos de Animais

Estudo 134
x
Touro (cabeça)
(aguarela)
Estudo 135
x
Cabra
(aguarela 70x50)
Estudo 136
x
Falcão | (aguarela)
Estudo 137
x
Cães | (aguarela)
Estudo 138 ?
x
Cães (não aproveitado)
(aguarela)
Estudo 139
x
Cão (não aproveitado)
(aguarela)

Estudos de Acessórios

Estudo 140
x
Frutos e peixes
(aguarela)
Estudo 141 ?
x
Naus | (negro)
Estudo 142
x
Ministério das Finanças
Museu Minicipal de Lisboa (da Mitra)?
Imagens de santos
(negro e sangínea)
Estudo 143
x
Golas do clero
(negro 66x51)
Estudo 144
x
Bolsa do mercador
(negro 60x46)
Estudo 145
x
Barrete do mercador
(negro 60x46)
Estudo
x
Barrete do mercador sentado

Crioridades:
A única imagem feminina
representada é a de
Guida Ottolini, sobrinha do pintor
(Estudo nº 038 - Fiandeira)
x
Gravura de Renato de Araújo x


Martins Barata ao pintar as telas numa sala do Palácio de S. Bento

x x

No dia da inauguração

x x

x x

Ver  outra fotografia e descrição e  outra

x x


- o O o -



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