Fomento (O) Ultramarino e a Metrópole (1964)

Pintura no Banco Nacional Ultramarino, em Lisboa - Sede
(Óleo e cera sobre madeira - 3,00 x 7,00 m)
 
 

 

     Tema – Dominam a composição um sol irradiante, símbolo da Vida, e uma figura de Mercúrio, que, voando sobre o navio ex-libris do Banco, simboliza a acção deste. Vem esta figura dum grupo histórico constituído por um mareante, um frade e um capitão, junto duma barca e duma rosa dos ventos, com os quais vem à lembrança a gente que descobriu, ocupou e civilizou as terras de além mar. E dirige-se aquela figura sobre as águas do mar, a essas terras, que vão desenvolver-se com a sua presença.
     O progresso anunciado corporiza-se aqui em figuras actuantes, que plantam, colhem, caçam, pescam, estudam, ensinam, constroem, comerciam, fabricam, rezam e jogam. Todo este grupo de figuras se destaca sobre um fundo com as cores nacionais, que a todas elas cobrem e juntam. E assentam num plinto constituído pelas armas das Províncias ultramarinas directamente interessadas no Banco.
 
     Este trabalho foi executado em painéis separados, depois unidos entre si, para poderem, caso seja preciso, montar noutro lugar. O projecto foi aprovado por unanimidade.
Màmía Roque Gameiro Martins Barata

 

 
Estudos
 
Estudo em tamanho final (3,00 x 7,00 m)
 
 
Ver: 1991-04-     - Boletim BNU